quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Império Ibérico e a Revolução Comercial

Ficheiro:Treaty of Tordesillas.jpg   Nos séc. XV e XVI, devido a uma má economia, Portugal decide tentar a sua sorte no mar, mais concretamente, fazer comércio com os países directamente, indo pela costa africana, decidindo depois procurar um caminho diferente para a Índia (pois já havia um caminho pelo mediterrâneo, comercializado pela Itália que recebia os produtos tão desejados pelos muçulmanos).

   Os dos grandes povos a iniciarem as suas buscas foram os povos ibéricos: Portugal e Espanha. O mundo foi dividido em duas partes, primeiramente pelo tratado de Alcáçovas (que dividia o mundo pela horizontal) e depois substituído pelo tratado de Tordesilhas (que dividia o mundo na vertical), para que eles podecem navegar pelos mares sem conflitos.
  • O império português expandiu-se com propósito a fazer comércio com outros países e expandir a fé cristã, e foi considerado um império disperso, dado que os seus territórios situavam-se pelo mundo todo.
  • O império espanhol, por outro lado, decidiu conquistar e colonizar os territórios desejados, e foi considerado um império concentrado pois os seus territórios situavam-se, essencialmente, na América.

Ficheiro:OrteliusWorldMap1570.jpg





Sem comentários:

Enviar um comentário