terça-feira, 24 de maio de 2011

A Vida de um Operário - As Fábricas

   Com a Revolução Industrial foram criadas fábricas dedicadas a vários sectores. Começou um Mundo de capitalismo. O pretendido pelos patrões era obter o lucro máximo ao preço mínimo, e o dos operários era simplesmente, sobreviver.
 
   De monofactura passou a maquinofactura - o trabalho era feito nas fábricas com a ajuda das máquinas. A fábrica era uma instalação com um espaço muito grande e organizado, cada trabalhador tinha o seu posto de trabalho e a sua função.
   Existindo uma produção em cadeia (cadeias de montagem)onde os trabalhadores tinham uma única função (divisão do trabalho), uma pequena parte na produção onde faziam sempre a mesma coisa, era possível ter uma boa organização no local de trabalho pois o operário não podia nem precisava de sair do seu lugar. Alias, eram-lhe oferecidas as condições mínimas para que o operário pudesse estar minimamente confortável para assim poder produzir o máximo possível no menor tempo. Desenvolveu-se assim, uma automatização dos actos e gestos do trabalhador (especialização de tarefas), fazendo o trabalhador trabalhar automaticamente e sem grande dificuldade. A essa automatização do trabalhador e a sua tarefa exclusiva chamou-se Taylorismo.
  Os operários passaram a ter horários de entrada e saída o que permitia um maior controlo dos mesmos.
  O aparecimento da electricidade permitiu a existência de turnos diurnos e nocturnos para que a produção nunca parasse.

   Esse trabalho árdou do operário permitiu uma diminuição do custo acabado do produto, o que possibilitou um aumento do poder de compra - originando o consumo de massas, e melhores condições de vida das pessoas.
   Esse aumento da procura levou a massificação da produção - produção em massa. Os produtos passaram a ser uniformes (modelos todos iguais, não fabricando peças únicas) - estandardização.

   A concorrência entre os empresariais foi aumentando, levando alguns deles a falência. Os mais necessitados, tiveram que recorrer ao crédito para sobreviver- criou-se assim um capitalismo financeiro, em que a moeda passou a ser, também, uma forma de comércio. A moeda teve o nome de moeda fiduciária, passava pelas mãos dos banqueiros.   

   Uma nova forma de ganhar dinheiro surgiu com a compra e venda de acções criando-se assim a especulação.
                     
   Para não irem a falência e para sobreviverem à concorrência, as empresas criaram duas formas de sobrevivência:
  • concentração vertical - uma empresa compra outras que possam ir a falência (aquisição) e que concorriam para o mesmo produto no mercado (indústria siderúrgica, têxtil...)
  • concentração horizontal - associação de empresas podendo ou não concorrer para o mesmo produto acabado.
   Falta referir que apesar de o sexo masculino ter sido sempre predominante neste tipo de trabalho, a partir da 1ª Guerra Mundial, a mulher e as crianças vão entrar nesse ramo para poderem sustentar-se enquanto os homens estivessem na guerra.

Desenvolvimento Industrial - Mundial

   O novo regime político - o Liberalismo, trouxe ao mundo uma nova mentalidade. Essa nova maneira de pensar estava mais direccionada em discubrir e aperfeiçoar o ser humano, e não ficar preso às antigas tradições e hábitos, tendo no cento o Deus.
   O ser humano, influenciado pelos novos ideais, começou a prestar mais atenção ao seu dia-a-dia, querendo melhorar as suas condições de vida - com isso queria mudar os hábitos antigos e permitir a mobilidade social.
   Podemos verificar que o melhoramento das condições de vida da população deveu-se a  factores como a revolução industrial e a revolução agrícola que tiveram várias consequências, levando a uma mudança radical na vida das pessoas: os seu hábitos, as suas metas de vida, a relação com os filhos, etc....


   A revolução industrial foi o mais importante factor no desenvolvimento de cada país, esse por sua vez influenciou o aparecimento de outros factores.

   Para possibilitar um rápido desenvolvimento industrial, foram descobertas novas fontes de energia. Tudo começou com a energia a vapor (queima de carvão), esta, por sua vez foi substituída pelo petróleo (gás, gasolina e gasóleo) que até aos dias de hoje continua a ser o mais requisitado como combustível nos transportes. A essa seguiu-se a electricidade, a fonte de energia mais limpa daqueles tempos sendo mais utilizada nos mecanismos eléctricos (  telefone, refrigeração, aquecimento, etc..., sendo a mais importante a iluminação, que permitiu a iluminação diária).             

   Com as novas fontes de energia, o desenvolvimento industrial foi mais eficaz. Vários sectores da indústria desenvolveram-se: a indústria metalúrgica - utilizando metais como o cobre, zinco, estanho..., na criação de materiais de uso quotidiano; a siderurgia - era usado o ferro e o aço na construção civil (estrutura metálica dos edifícios - início do estilo gótico) e na construção de máquinas  que iriam ser usadas nas próprias fábricas ou nos campos; por fim na indústria química - aplicando os novos conhecimentos científicos na criação de perfumes, sabão (importante na higiene das pessoas), medicina, tintas, adubos e pesticidas (usados na agricultura), etc.... 

   Para além do desenvolvimento industrial, também desenvolveram-se os meios de transporte. Apareceram novas formas de transporte como a navegação a vapor (substituiu os barcos a vela) - diminuiu o tempo de viagem, para além disso, os barcos passaram a ser feitos de aço que os tornava mais leves e resistentes e por isso mais fáceis de manejar, também mais rápidos e com a possibilidade de haver mais carga a bordo; o comboio - começou a ser utilizado para transporte de metais acabados de extrair da terra e transporte de mercadoria, mais tarde, foi utilizado para transporte de pessoas, também teve grande mudança na aparência: era feito, inicialmente de madeira (o comboio e os carris) , para mais tarde passarem a ser feito em ferro o que possibilitou uma maior rapidez; também os automóveis e os aviões, aperfeiçoando-se ao longo dos anos/séculos. Aperfeiçoou-se a bicicleta.
   Esses novos e aperfeiçoados meios de transporte, permitiram um rápido transporte de produtos agrícolas que tinhas um curto prazo de validade e um alargamento dos serviços postais internacionais.

   Com a descoberta da electricidade, possibilitou-se a criação de meios de comunicação. Chamadas de comunicações à distância, surgiram o telégrafo de cabo(1832), telégrafo sem fios (1895), telefone (1876) e a rádio.