terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Revolução Portuguesa

   Ainda no século XIX, Portugal era marcado pelo Antigo Regime, tendo um rei absolutista bastante reservado. O país, maioritariamente agrícola, tinha uma fraca economia tendo um abalança comercial negativa.
   Apesar do atrasa económico e social do país, as ideias iluministas entravam (trazidos pelos estrangeiros) e invadiam as mentes mais abertas dos portugueses.
As pessoa que se destacavam por serem diferentes na forma de vestir e falas (nas ideais iluministas) era presos pois eram considerados uma ameaça ao absolutismo.

   O descontentamento populacional pelo absolutismo e pela má governação do país começou em 1807 com as primeiras invasões francesas. Estas deviam-se ao facto de Portugal ter recusado aderir ao Bloqueio Continental (pois Portugal era aliado da Inglaterra) imposto pela França contra os Ingleses. Foram três invasões com as quais Portugal sofreu imenso.

Houve consequências físicas e morais que abalaram o país:
  • os danos causados pelas guerras: mortes, vandalismo, roubos, destruição de casas, territórios, propriedades, campos de cultivo, enfim uma situação económica péssima pois adicionando aos estragos territoriais, houve um grande declínio no comércio (também devido à abertura dos portos Brasileiros ao tráfego internacional, que eram uma grande ajuda no comércio português e a abertura do espaço económico interno aos ingleses) e na produção devido ao tempo ocupado na defesa do seu país.
  • uma outra situação veio abalar a população portuguesa, o facto de o rei e toda a corte terem-se refugiado no Brasil para evitarem serem mortos. Foi nomeado um regente para governar o país na ausência do rei, mas foi rapidamente substituído por ingleses que entretanto vieram à Portugal para ajudar na defesa aos Franceses. Os portugueses sentiram-se como uma colónia, como escravos, e esse sentimento piorou com as recusas de D. João VI em voltar para Portugal pois estava a gostar da sua estadia no Brasil.

   A população estava descontente e revoltada. A revolução deu-se em 1820. Este movimento começou no Norte devido a existência de um maior número de burgueses naquele local (lá era produzido o vinho do porto, e era comercializado), era dirigido pelos liberais e oficiais do exército.
  • Foram expulsos os representantes ingleses.
  • O rei foi obrigado a voltar para Portugal e aceitar a Constituição de 1822 (feita dois anos depois), acabando assim com o absolutismo e elegendo representantes para as Cortes Constituintes.  
  • Foram abolidos os impostos feudais e dízimas, acabando com os privilégios entre as classes (todas as leis impostas na Constituição Francesa).
  • Foi imposto o direito ao ensino.
   E como não podia deixar de ser, tal como em França, haviam os mais radicais na revolução, os mais moderados e os contra-revolucionários que defendiam o absolutismo. Geraram-se assim, vários conflitos ao longo dos anos entre as oposições, havendo mudanças na maneira de governação do país.

   Brasil tornou-se independente em 1822, governado pelo D Pedro que não voltou à Portugal.