sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ideias Iluministas

   As ideias iluministas surgiram em Holanda e Inglaterra nos finais do século XVII devido à mentalidade aberta das pessoas e progressos no campo da agricultura, pecuária e indústria. No seu grande auge, instalaram-se na França nos finais do século XVIII.
   Estes ideais colocavam o ser humano no centro do mundo, contrariando a teoria de que era Deus o responsável por tudo o que acontecia ao homem.
   Eram, inicialmente, os filósofos que se debruçavam sobre estes assuntos, passando mais tarde também o povo a questionar-se sobre estas questões. Os mais conhecidos foram: Montesquieu, Rousseau, John Locke, entre outros... Estes defendiam que o pensamento das pessoas não devia ser influenciado pela emoção mas pela rasão e que todos nós devíamos ser julgados e aceites como seres iguais pois nascemos iguais.

   Algumas mudanças influenciadas pelo iluminismo:
  • na pintura - quadros inovadores com temas actuais e cores vivas.
  • criação de cafés e jornais onde as pessoas podiam comentar assuntos actuais da política e ideais filosóficos.
  • os homens passaram a questionar-se sobre a sua vida; "Porque os mais ricos estão isentos de pagar impostos?", "Porquê não se pode mudar de classe social se há essa possibilidade?", "Porquê só os nobres é que têm privilégios?"...

   Apareceram ideias filosóficas sobre os mais variados assuntos:
   John Locke defendia a tolerância às diferenças culturais, à liberdade, ao individualismo, à aceitação de outras culturas e respeito a todas as diferenças (sobretudo às religiosas), e que sobretudo, devemos separar a religião do governo.
   Denis Diderot dizia que era preciso pôr de parte as velhas crenças e tradições e investir no progresso ( indústria e ciência). É preciso observar a Natureza e não fixar-se no que já se sabia. Também defendia que logo que as pessoas fossem instruídas, deveriam votar e participar na vida política do seu país.
   John Locke e Jean-Jacques Rousseau diziam que as crianças deviam ser mais valorizadas pelos pais e deviam ter uma infância apropriada e bem aproveitada e só depois na adolescência é que deveriam ser educados e instruídos. Rousseau ainda defendeu a separação de poderes e as eleições ao Estado - participação do povo na vida política do país.
   Luís António Verney defendia a igualdade dos sexos, de que as mulheres deviam ter o igual direito de ir às escolas e poderiam ter empregos. Verney também fez várias críticas à nobreza devido aos seus privilégios, pois como todos nós nascemos iguais, todos nós devemos ter os mesmos privilégio.
   Montesquieu falou na separação dos poderes. Os três poderes - legislativo, executivo e judicial, deveriam ser divididos e não poderiam pertencer à mesma pessoa (ao rei).
   ...entre outros...