quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Séculos XVII e XVIII

   Os finais do século XVI, XVII e XVIII tiveram o nome de "Antigo Regime".
   Apesar desses séculos pertencerem ao mesmo período de tempo, os séculos XVII e XVIII foram bastante diferentes.

SÉCULO XVII:

   O século XVII foi um século de estagnação e depressão:
   O mau clima não permitia boas colheitas, a agricultura era fraca e por isso o povo andava mal alimentado e por consequência contraia doença e morria, ou simplesmente morria a fome.
   Durante esse tempo houve guerras territoriais, cada país queria ter colónias férteis onde pudessem fazer comércio, por isso eram conquistadas aos outros países originando conflitos internacionas.
   O século XVII foi caracterizado pelo absolutismo (sagrado - poder divino do rei) o que não permitia críticas à estrutura social. A nobreza e o clero eram defendidos pelo rei, sendo as os grupos mais ricos e egoístas.
   A sociedade era rígida e inflexível, apoiando-se na tradição, ou seja, não permitia misturas de sangue.
   O comércio era gerido conforme as medidas proteccionistas - protecção do mercado interno.
   O único país que conseguiu escapar à essa rotina foi a Holanda, que como já referi, consegui desenvolver-se e ultrapassar essa fase.

SÉCULO XVIII:

   O século XVIII foi caracterizado pelo iluminismo, pela burguesia dinâmica e pela mentalidade aberta aos novos progressos científicos e tecnológicos dantes não permitidos pelo clero.
   O clima vais melhoram nesse século o que leva a uma melhor alimentação da população e com o melhoramento da medicina (vacinas, partos assistidos per médicos, etc.),o povo vai ter melhores condições de vida.
   Vão começar a ser realizadas Revoluções Liberais e a primeira vai ser iniciada pelos EUA contra a Inglaterra, seguida da Inglaterra contra a França. (Liberalismo)
   O comércio era gerido conforme as medidas mercantilistas - o estado valorizava uma abundância dos metais preciosos do seu país produzidos, principalmente pelo comércio externo. Para isso era necessário o desenvolvimento da manofactura.

   A nobreza foi dividida:
  • Cortesã - permanecia no corte régia (participava em festas)
  • Espada / sangue - eram guerreiros que lutavam em guerras na defesa dos seu interesses
  • Toga - era considerada como burguesia (uma nobreza culta)
  • Mercantilizada - tratava do comércio e participava em expedições

Sem comentários:

Enviar um comentário